Quais as complicações mais comuns da lipoaspiração e como evitá-las?

principais complicacoes da lipoaspiracao

A lipoaspiração é a técnica cirúrgica utilizada para retirar a gordura localizada em diferentes áreas do corpo. 

Em nenhum caso, e é importante que todos entendam, a lipoaspiração é um substituto para a perda de peso, mas um método para eliminar os depósitos de gordura que não respondem à dieta ou exercício.

É um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo e extremamente seguro, desde que alguns cuidados básicos sejam seguidos. Para saber mais, os principais riscos, e como evitá-los, confira o artigo que compartilho abaixo!

Possíveis Riscos da Lipoaspiração

Entre as complicações mais comuns da lipoaspiração, estão:

Sangramento

É possível, embora raro, que ocorra um episódio de sangramento durante ou após a cirurgia. Coágulos sob a pele podem retardar a cicatrização e causar cicatrizes excessivas.

Infecção

A infecção após este tipo de cirurgia é muito rara. Se ocorrer uma infecção, pode ser necessário tratamento adicional, incluindo antibióticos ou cirurgia.

Mudanças na sensação da pele

Mudanças temporárias na sensação da pele podem ocorrer após a lipoaspiração e geralmente desaparecem após algumas semanas ou meses.

Cicatrizes

Embora seja esperada uma boa cicatrização após o procedimento cirúrgico, cicatrizes anormais podem ocorrer tanto na pele quanto nos tecidos profundos. Em casos raros, podem ocorrer cicatrizes anormais. 

Irregularidades do contorno da pele

Irregularidades e depressões do contorno da pele podem ocorrer após a lipoaspiração. Podem ocorrer dobras visíveis e palpáveis ​​da pele. Tratamentos adicionais, incluindo cirurgia, podem ser necessários para tratar irregularidades do contorno da pele.

Assimetria

Uma aparência simétrica do corpo pode não ser alcançada após a lipoaspiração. Fatores como tom de pele, proeminências ósseas e tônus ​​muscular podem contribuir para a assimetria normal nas características do corpo.

Choque cirúrgico

Em raras circunstâncias, este procedimento pode causar trauma grave, principalmente quando múltiplas ou grandes áreas são aspiradas ao mesmo tempo. Embora complicações sérias sejam raras, infecções ou perda excessiva de líquidos podem levar a problemas sérios ou até mesmo à morte. Se ocorrer choque cirúrgico após a lipoaspiração, hospitalização e tratamento adicional podem ser necessários.

Complicações pulmonares

A síndrome da embolia gordurosa ocorre quando gotículas de gordura ficam presas nos pulmões. Esta é uma complicação muito rara e possivelmente fatal da lipoaspiração. Se ocorrer uma embolia gordurosa ou qualquer outra complicação pulmonar após a lipoaspiração, pode ser necessário tratamento adicional, incluindo hospitalização.

Efeitos a longo prazo

Alterações subsequentes no contorno corporal podem ocorrer como resultado do envelhecimento, perda ou ganho de peso, gravidez ou outras circunstâncias não relacionadas à lipoaspiração.

Reações alérgicas

Em casos raros, foram relatadas alergias locais a fita adesiva, material de sutura ou preparações tópicas. Reações sistêmicas, que são mais graves, podem ocorrer com medicamentos usados ​​durante a cirurgia.

Leia também::: O que é uma cirurgia plástica de alta performance?

Para evitar riscos, siga os cuidados pós-operatórios

Sempre insistimos em evitar qualquer tipo de perigo, o paciente deve seguir todas as orientações do seu médico. O pós-operatório é uma fase muito importante e interfere no resultado do procedimento.

Muitas mulheres e homens, não conhecendo todas as fases, ficam surpresos ao ver um hematoma, inchaço ou até mesmo sentir dor.

É fundamental também se preparar antes da cirurgia, procurando levar um estilo de vida saudável, nutrir adequadamente o corpo, deixar de fumar (que pode afetar a cicatrização), entre outros cuidados. Seu cirurgião plástico é a pessoa mais indicada a detalhar o que você pode e não pode fazer.

Além disso, procure sempre realizar seu procedimento com um profissional habilitado e de referência. Assim você terá certeza que realizará sua lipoaspiração em boas mãos.

Por fim, espero que tenha compreendido os principais riscos da lipoaspiração e como evitá-los e, para aprofundar mais seu conhecimento no tema, siga também meu canal do Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *