A lipoaspiração é um dos procedimentos de cirurgia estética corporal mais solicitados. Segundo dados de um relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Somente no último ano o procedimento foi realizado 224.896 vezes.
A crescente popularidade desta técnica minimamente invasiva deve-se ao seu alto grau de eficácia, com resultados definitivos em uma única intervenção. Ou seja, ao verem resultados fantásticos de melhoria do contorno corporal, cada vez mais pessoas buscam pelo procedimento.
Mas certamente você quer saber se é uma boa candidata à lipoaspiração, não é mesmo? Por isso preparei o artigo abaixo, onde explico quais fatores precisam ser considerados para realizar o procedimento.
Você é uma boa candidata para a lipoaspiração?
Em linhas gerais, a candidata ideal à lipoaspiração é aquela que, apesar de ter um peso próximo ao ideal, possui depósitos de gordura em áreas que não somem com dieta ou exercícios.
Nas mulheres, esses acúmulos localizam-se mais frequentemente no abdômen, flancos, quadris, coxas e joelhos. No caso dos homens, a lipoaspiração permite tratar áreas como os flancos, o abdome e o tórax ao nível peitoral.
Também pode ser feita em certos casos com depósitos de gordura ao nível do pescoço. O cirurgião plástico avaliará se as áreas que a paciente deseja melhorar são as adequadas para obter um bom resultado com esta técnica cirúrgica.
Melhoria do contorno corporal
É preciso deixar claro que a lipoaspiração se indica quando se deseja melhorar o contorno corporal, mas com expectativas realistas.
O que comumente se chama de “constituição” corporal de cada pessoa se determina não apenas pelo componente gorduroso ou adiposo de determinadas áreas, mas, mais importante, pela estrutura óssea e muscular, elementos que não podem se corrigir com técnicas cirúrgicas.
Essa intervenção não se recomenda quando a paciente excede seu peso ideal, pois seu objetivo não é perder quilos, mas harmonizar a forma do corpo modificando o volume de determinados depósitos de gordura.
Leia também::: Quais as complicações mais comuns da lipoaspiração e como evitá-las?
Não é processo de emagrecimento
Em nenhum caso a lipoaspiração pode substituir uma dieta, nem é um tratamento contra a celulite — embora possa melhorá-la. Nem, em suma, um método para tratar a obesidade.
Em caso de obesidade, a paciente deve consultar um nutricionista ou, em casos de obesidade mórbida, um cirurgião geral que avaliará a indicação de cirurgia para redução de peso.
Tampouco deve ser feita em pacientes com peso abaixo do considerado normal ou saudável ou nos quais se suspeita ou se conhece algum tipo de transtorno alimentar.
Outro aspecto a ter em conta é que a lipoaspiração consegue melhores resultados naqueles pacientes que apresentam maior grau de elasticidade e firmeza da pele, o que permitirá uma adequada retração e adaptação da mesma ao contorno corporal.
Fisicamente apto
Por fim, para se submeter à lipoaspiração, um bom candidato deve estar fisicamente apto, não ter doenças cardiovasculares ou qualquer problema no sistema imunológico que possa dificultar a cirurgia.
Uma avaliação médica prévia será o primeiro passo para descartar ou aceitar sua adequação.
Idade, tipo de pele, localização do acúmulo de gordura e as expectativas do paciente são alguns dos aspectos que o cirurgião irá considerar na primeira consulta, para determinar se a lipoaspiração é uma boa opção para o seu caso.
Leia também::: Como manter o peso ideal após a lipoaspiração?
Candidata à lipoaspiração
Como viu, são diversos fatores quando se fala em boa candidata à lipoaspiração. Afinal, não se trata de uma cirurgia de emagrecimento, mas sim para melhoria do contorno corporal.
É fundamental sempre que você discuta com seu cirurgião plástico suas expectativas e quais serão os resultados. O profissional saberá lhe responder adequadamente tais questões, e deixar claro se você é ou não uma boa candidata a lipoaspiração.
Espero por fim que tenha tirado suas dúvidas e, caso queira saber ainda mais sobre o tema, clique abaixo e confira meu ebook “Lipoaspiração de Definição”. É gratuito!