Muitas das pacientes que chegam até mim têm uma dúvida em comum: quais os tipos de prótese de mama mais indicada?
E a resposta que procuro dar é sempre a mesma: tudo vai depender do seu biotipo. Afinal, não há um corpo “tamanho único”.
Diante das diferenças do corpo de cada pessoa é que elaboro o plano visando o tipo de prótese que melhor se encaixa ao seu biotipo e também aos desejos individuais da paciente.
E para explicar quais os tipos de prótese de mama que existem, preparei o artigo abaixo com informações que considero bastante úteis. Vamos conferir?
Tipos de próteses de mama
Existem basicamente três tipos de próteses de mama: o redondo, o anatômico (também chamado de “em gota” ou natural) e o cônico. E cada um tem seu objetivo.
Redondo
A prótese de formato redondo é a mais usada, pelo seu modelo simétrico em todas as dimensões. Dessa forma, preenche todos os espaços da mama, principalmente na região do colo, que em geral é a que tem aparência vazia.
Essa prótese pode ter perfil:
Baixo
Indicado para as pacientes que querem apenas um preenchimento a mais, causando um aspecto bastante natural, mas sem aumentar muito o volume.
Moderado
Ele não dá grande projeção às mamas, realizando apenas o preenchimento da cavidade mamária.
Alto
Esse formato já preenche bem a cavidade mamária, com maior projeção e volume.
Anatômico
O anatômico lembra o formato natural do seio feminino. Dessa forma, é mais preenchido na sua parte central e inferior, e se indica para mulheres magras e que não desejam um resultado muito marcado ou no estilo “bola”.
Ele costuma ser usado nos casos de reconstrução mamária, quando é necessário a retirada do seio após o câncer de mama. Seu formato preenche menos a região do colo, e não é indicado para mulheres que já possuem o seio caído, já que poderá acentuar ainda mais o problema.
Cônico ou Super Alto
Já o cônico, ou super alto, é o que tem menor largura e se indica para pacientes que tenham ombros e tórax estreitos. Ele costuma projetar mais o seio, sem alterar seu volume lateral e seu causar o aspecto arrendondado do formato redondo.
Aliás, este modelo causa também um aspecto bastante natural e acaba sendo uma escolha recorrente por parte das mulheres e dos cirurgiões plásticos. E como é usado para projetar o seio, acaba não sendo necessário usar grandes volumes.
Que tipo de prótese escolher?
Uma das dúvidas mais frequentes é sobre a diferença entre próteses redondas ou anatômicas.
Embora cada tipo de tenha seus prós e contras, a escolha será pela fisionomia da paciente e pelos resultados que ela deseja obter.
Os implantes se diferenciam pela sua forma, mais notadamente na aparência que pode causar na parte superior:
Mas a variedade de próteses mamárias permite a adaptação às necessidades, desejos e preferências das pessoas que se submetem a este tipo de cirurgia, maximizando as vantagens e eliminando as desvantagens para obter os melhores resultados.
Conhecer em detalhe os tipos de próteses permite escolher a melhor e saber quais as vantagens ou possíveis desvantagens de cada uma delas.
Tome a melhor decisão
Agora que você já sabe os tipos de prótese, fica mais fácil discutir com seu cirurgião plástico o modelo ideal para atingir o resultado que deseja.
Portanto, durante sua consulta, questione também sobre qual o modelo mais indicado, volume e que resultado ele proporcionará, e se está dentro das suas expectativas!
Espero que tenha gostado do artigo sobre tipos de prótese de mama e, para mais dicas e muita informação, confira também o vídeo que preparei para meu canal do Youtube!