Quais os fatores que podem afetar o aspecto da cicatriz após a cirurgia?

quais fatores afetam o aspecto da cicatriz

A cicatrização é um processo biológico pelo qual nosso corpo trabalha para reparar os danos causados ​​por uma lesão na pele. Mas alguns fatores podem afetar o aspecto da cicatriz após a cirurgia.

Embora algumas cicatrizes sejam inevitáveis, você pode ajudar a minimizar as cicatrizes com bons cuidados com a incisão e outros métodos de prevenção de cicatrizes.

Foi por isso que preparei este artigo, como forma de compartilhar algumas dicas para se evitar fatores que possam afetar o aspecto da cirurgia. Vamos conferir??

Causas de cicatrizes

Sempre que a pele é danificada, existe a possibilidade de cicatrizes. Por exemplo, quando criança, esfolar o joelho repetidamente pode resultar em uma cicatriz que dura a vida toda.

O mesmo vale para a cirurgia — até mesmo para a cirurgia estética. Isso porque fazer uma incisão normalmente requer cortar todas as camadas da pele. 

Além disso, certas coisas além do seu controle influenciam sua capacidade de curar sem deixar cicatrizes. 

Infelizmente, você não pode alterar esses fatores de risco, mas saber quais são eles podem ajudá-lo a entender a probabilidade de cicatrizes após o procedimento. Entre eles, podemos destacar:

Sua idade

Conforme você envelhece, sua pele fica mais fina e menos elástica. Isso porque o colágeno (o que torna a pele flexível) diminui à medida que envelhecemos. 

Essa mudança faz com que a camada de gordura sob a pele fique mais fina. Portanto, a pele não cicatriza tão bem ou tão rapidamente quanto envelhecemos.

Além das alterações no colágeno, algumas outras coisas que tornam as cicatrizes mais prováveis ​​à medida que você envelhece incluem:

  • Exposição ao sol
  • Fumar
  • Poluentes

No lado positivo, as imperfeições que ocorrem ao longo do tempo, como manchas escuras e rugas, na verdade ajudam a esconder cicatrizes que podem ser mais óbvias na pele mais jovem.

Tendência genética (herdada) para cicatriz

Se seus pais ou irmãos tendem a deixar muitas cicatrizes, é provável que você faça o mesmo. 

Portanto, se você tem uma tendência familiar de cicatrizar muito, você pode querer discutir isso com seu cirurgião.

Tamanho e profundidade de sua incisão

Uma grande incisão é muito mais provável de deixar uma cicatriz do que uma pequena. Quanto mais profundo e longo for o corte, mais longo será o processo de cicatrização e maior será a oportunidade de cicatrização. 

Isso porque uma incisão maior pode ser exposta a mais estresse à medida que você se move, o que pode causar uma cicatrização mais lenta.

Com que rapidez sua pele cura

Você pode ser uma das pessoas geneticamente abençoadas que parecem se curar rápida e facilmente com cicatrizes mínimas. Ou você pode ter uma pele que tende a cicatrizar lentamente.

Às vezes, a cicatrização lenta da pele pode ser o resultado de uma condição médica subjacente, como diabetes. Independentemente disso, a rapidez com que você se cura é individual e pode mudar com doença ou lesão.

Leia também::: Abdominoplastia: e o umbigo, como fica?

Como evitar alterações no aspecto da cicatriz?

A boa notícia é que existem alguns fatores que você pode controlar, que podem ajudar a prevenir cicatrizes. 

Algumas maneiras são simples, como seguir as instruções que seu cirurgião lhe dá ao pé da letra. Outros, como fumar, não são tão fáceis.

Pare de fumar

Fumar não só aumenta o risco de cicatrizes, mas também pode retardar a cicatrização geral.

O tabagismo é um fator de risco tão significativo que alguns cirurgiões plásticos não operarão uma pessoa que não para de fumar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.

Fique hidratado

A desidratação acontece quando você não está ingerindo líquidos suficientes. Em casos graves, isso pode causar desequilíbrios eletrolíticos e problemas cardíacos. Em casos menos graves, você sentirá sede e mal-estar geral.

Portanto, mantenha-se bem hidratado para se sentir melhor e criar o ambiente ideal para a cura. Você saberá se está bem hidratado quando sua urina estiver quase incolor ou de cor clara. 

Como o álcool e a cafeína tendem a desidratar o corpo, incluindo a pele, evite os dois durante a recuperação. Em vez disso, concentre-se em bebidas sem cafeína.

Coma melhor

A proteína compõe os blocos de construção da pele cicatrizante. Portanto, é essencial fornecer ao seu corpo proteína adequada para permitir que sua pele se cure. 

Portanto, faça uma dieta equilibrada com ênfase em proteínas. Algumas opções comuns de proteínas incluem:

  • Frango
  • Carne vermelha
  • Peixe
  • Frutos do mar
  • Lacticínios
  • Nozes e leguminosas

Se você não gosta de comer carne, os produtos de soja são uma excelente alternativa como fonte de proteína magra.

Manter um peso saudável

Se você tem excesso de peso, pode estar em maior risco de cicatrizes. Isso porque a gordura sob sua pele pode funcionar contra os melhores esforços do seu cirurgião para fechar sua incisão sem problemas. 

Doenças crônicas

Diabetes e muitas outras doenças podem retardar a cura. Para obter o melhor resultado possível, certifique-se de que sua condição esteja bem controlada antes da cirurgia e durante a recuperação.

Por exemplo, altos níveis de glicose retardam a cicatrização. Portanto, se você tem diabetes, trabalhe duro para manter os níveis de glicose no sangue dentro dos limites normais.

Leia também::: Quais são os tipos de prótese de mama

Melhore seu estilo de vida!

Algumas cicatrizes após uma incisão cirúrgica são inevitáveis. Mas há algumas coisas que você pode fazer para prevenir ou reduzir a visibilidade das cicatrizes. 

Além disso, o cuidado pós-cirúrgico da ferida também pode contribuir para uma cicatriz se fecha de maneira ideal.

Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre fatores que podem afetar o aspecto da cicatriz após a cirurgia e, para mais dicas e informações, siga minhas redes sociais! Estou no Instagram, Facebook e Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *