Inchaço pós-operatório: quais as causas?

quais as causas do inchaco pos-operatorio

As cirurgias estéticas são tipicamente procedimentos de baixo risco. No entanto, você deve sempre estar ciente das complicações que podem surgir, como o inchaço pós-operatório. 

Por esse motivo, estar informado e conhecer os sinais de alerta comuns após a cirurgia a ajudará a estar melhor preparada e a detectar a tempo os eventos que indicam que algo pode estar errado.

No artigo que compartilho abaixo, trago mais informações o inchaço pós-operatório, quais as causas e quando ele é um sinal de alerta. Vamos conferir?

O inchaço pós-operatório

Quando nos submetemos a uma cirurgia estética, queremos que os resultados sejam visíveis rapidamente. 

Por isso, muitas vezes desanimamos ao ver que os dias passam e que o inchaço nos impede de aproveitar a tão esperada mudança.

É completamente normal querer melhorar, sentir-se confortável consigo mesmo. E também é normal sentir-se desconfortável com os efeitos colaterais de qualquer intervenção de cirurgia estética. 

Ninguém gosta de fazer uma cirurgia e ver semanas à frente vendo os hematomas e o inchaço da operação. Todos queremos aproveitar os resultados agora, mas isso é praticamente impossível.

Aceitar que esses desconfortos fazem parte do processo de recuperação após a cirurgia deve ser o primeiro passo para não se frustrar no pós-operatório e nas semanas de afastamento do trabalho. 

E embora seja impossível eliminá-los, podemos tentar reduzir seus efeitos para que sejam menos perceptíveis.

Leia também::: Quer fazer cirurgia plástica? Pare de fumar!

Inchaço na abdominoplastia

É o caso da abdominoplastia, uma intervenção que retira o excesso de gordura e pele da região inferior e média do abdômen. 

É normal que a paciente tenha uma área inchada após a operação, e também é normal que apareçam hematomas próximos à cicatriz. 

Pense que não apenas a pele e a gordura saem, mas também os músculos abdominais são apertados, e isso gera uma inflamação cuja recuperação leva tempo.

Normalmente, esses efeitos podem durar entre 30 e 60 dias, embora possam durar facilmente até três meses. 

E isso desde que tenhamos sofrido apenas uma abdominoplastia. Se tivermos aproveitado a sala de cirurgia para fazer outros procedimentos, o processo pode ser alongado.

É claro que também existem outros fatores que condicionarão o inchaço abdominal, como se houve complicações durante a operação ou no pós-operatório, o histórico médico da paciente, sua idade, o ritmo de vida que levava antes da cirurgia, se a abdominoplastia está completa ou se passou por uma mini abdominoplastia, a quantidade de gordura e pele a ser retirada. 

Tudo precisa ser considerado para determinar as causas do inchaço e o tempo de recuperação da paciente.

Fique atenta aos alimentos

Além disso, é necessário alguns cuidados pré-operatórios para evitar o inchaço pós-operatório. Alguns alimentos devem ser evitados para não agravarem o inchaço, tais como:

  • alimentos ou refeições ricas em sal
  • adição de sal na preparação de alimentos
  • alimentos embutidos (presunto, salame, salsicha, etc.)
  • enlatados (milho, ervilha, sardinha)
  • molhos prontos (salada, tomate, shoyu)

Esses itens contêm alta concentração de sódio e são responsáveis pela retenção de líquido no organismo. Consequentemente, acabam agravando o inchaço pós-operatório.

Mas, os alimentos fermentativos, como ovo, feijão, repolho e bebidas gaseificadas provocam a dilatação do estômago e podem acelerar a formação de gases e cólicas. 

Este fator pode ser extremamente desconfortável, principalmente para os pacientes que fizeram a cirurgia abdominal.

Leia também::: Quanto tempo após a cirurgia plástica posso praticar exercícios físicos?

Converse com seu médico

É por isso que é tão importante as consultas pré-operatórias, quando diversas dúvidas das pacientes poderão ser tiradas, também visando uma melhor recuperação após o procedimento.

Dessa forma, o cirurgião plástico poderá lhe instruir da melhor forma, para que o inchaço pós-operatório reduza o mais rapidamente possível, mesmo ele sendo inevitável.

Por fim, espero ter tirado suas dúvidas sobre as causas do inchaço pós-operatório, e como evitá-los. E para agendar uma consulta, basta clicar no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *