A cirurgia de mastopexia com prótese é uma das mais procuradas na especialidade de cirurgia estética.
É uma intervenção que busca melhorar a aparência das mamas e a percepção da paciente sobre seu corpo, melhorando sua autoestima e sua qualidade de vida.
No artigo que compartilho abaixo, explico o que é a mastopexia com prótese, quando ela é indicada, e o que esperar dos resultados. Vamos conferir?
Por que os seios caem?
A flacidez mamária, clinicamente conhecida como ptose mamária, é um dos problemas estéticos que mais acomete e preocupa as mulheres.
Os seios são constituídos por glândula, gordura e pele. A aparência dos seios femininos é definida pela quantidade de cada um desses tecidos.
Uma mulher com uma glândula muito grande terá mais ptose mamária, pois a mama cai sob seu próprio peso. A quantidade de pele também determina se o tórax cai ou não. Nas mulheres que perderam peso, o excesso de pele provoca a queda abrupta do tórax.
Leia também::: Quando é seguro fazer exercícios físicos após a mamoplastia?
Cirurgias de mama
Existem várias soluções para remodelar os seios. Uma das cirurgias mais comuns é a mastopexia sem prótese, nos casos em que pode ser feito um enxerto com a elevação da mama ou com a própria gordura da paciente e o resultado é o desejado.
Em outros casos, quando há uma grande quantidade de pele e a mama é muito grande, pode ser realizada uma mamoplastia redutora, operação que reduz o tamanho da mama removendo o excesso de gordura, tecido e pele.
Quando o desejo da paciente é reposicionar as mamas e também aumentar seu tamanho, uma das técnicas mais utilizadas é a mastopexia com prótese.
A mastopexia com prótese é uma cirurgia que consiste em levantar a mama, como na mastopexia sem prótese, porém durante a intervenção o cirurgião aumenta o volume da mama com a colocação de uma prótese.
Cirurgia de mastopexia com prótese
A intervenção da mastopexia com prótese dura de 2 a 3 horas. A administração de anestesia geral ao paciente e os padrões são feitos para fazer as incisões.
Procedimento cirúrgico
Existem várias técnicas e incisões para cirurgia de mastopexia, dependendo do volume e formato da mama. Dependendo do tipo de cirurgia , podem ser feitas três tipos de cicatrizes:
- Ao redor da aréola: Para casos de flacidez moderada e aumento mamário com próteses.
- Incisão vertical: Para pacientes que desejam remodelação na forma e decote, bem como correção da queda.
- Incisão em forma de “T” invertido ou âncora: Para processos em que há extrema flacidez da pele. Supõe cicatrizes mais visíveis, mas um resultado muito satisfatório para a paciente.
A colocação das próteses é submuscularmente, abaixo dos músculos peitorais, ou subglandularmente, abaixo do tecido mamário.
Para isso, é necessário fazer uma incisão em forma de bolsa, onde se insere a prótese, independente do tipo utilizado em cada caso.
Leia também::: Quais são as indicações da lipoenxertia mamária?
Recuperação de mastopexia
Após a operação, a paciente sentirá desconforto na área intervencionada que pode ser acalmada com analgésicos, sempre seguindo as recomendações do cirurgião.
Nos primeiros dias, principalmente os três dias após a operação, o especialista recomendará repouso absoluto.
Após uma cirurgia de mastopexia com prótese, é normal que haja alterações de sensibilidade na área intervencionada, principalmente no mamilo e aréola, que recuperarão sua sensibilidade normal em um período de um mês a três meses.
O cirurgião plástico recomendará ao paciente os passos a seguir para se recuperar completamente. Em geral, a prática de esportes deve aguardar algumas semanas, assim como ganhar peso.
A inflamação diminuirá completamente um mês após a intervenção, mas o resultado final pode levar até seis meses, quando os tecidos se recuperam. A maioria das pacientes obtém um resultado permanente, sem a necessidade de nova intervenção, a menos que tenham perda ou ganho de peso significativo.
Se você está pensando em se submeter a esta cirurgia de mastopexia com prótese, basta clicar no botão abaixo e agendar uma consulta de avaliação.