Quanto tempo após a cirurgia plástica posso praticar exercícios físicos?

exercicios fisicos apos a cirurgia plastica

Os cuidados pós-operatórios são uma parte importante do processo cirúrgico. E entre eles, os exercícios físicos também possuem um papel fundamental. 

Cumprir as orientações fornecidas no momento da alta e respeitar o repouso indicado pelo seu cirurgião geralmente são medidas suficientes para que o paciente possa retomar suas atividades habituais no tempo esperado.

Mas manter-se ativo após a cirurgia plástica também é importante, respeitando sempre o tempo de recuperação informado pelo médico. Os exercícios têm a função de manter seu corpo em movimento e queimando calorias — fundamental para não aumentar o peso corporal.

No artigo abaixo, compartilho mais alguns motivos para você entender porque os exercícios físicos após a cirurgia plástica são importantes. Confira!

Quando poderei me exercitar após a cirurgia?

Embora a mobilidade e o exercício moderado favoreçam a recuperação, deve-se levar em consideração que as características do paciente e o tipo de cirurgia realizada determinarão quando, com que frequência e com que intensidade a atividade esportiva poderá ser retomada.

Para isso, você deve considerar em cada caso:

Mamoplastia de Aumento/Redução de Mama

Após uma mamoplastia de aumento ou redução, é aconselhável esperar de três a quatro semanas para realizar atividade física intensa ou praticar algum tipo de esporte para o qual seja necessária a mobilidade dos braços e tórax.

Quem pratica esportes com impacto contra o solo, como corrida, aeróbica ou tênis, deve reforçar a sustentação do peito com um sutiã esportivo adequado.

Abdominoplastia

O período de recuperação é geralmente mais longo para uma abdominoplastia do que para outros procedimentos de cirurgia plástica corporal. Isto é especialmente verdade quando a cirurgia requer reparo dos músculos abdominais. 

Após 24 a 48 horas, os pacientes são aconselhados a caminhar por curtos períodos. Na maioria dos casos, após duas semanas, é possível retornar à atividade normal. 

Para realizar exercícios físicos intensos, como exercícios abdominais, é aconselhável esperar de quatro a seis semanas.

Leia também::: Quer fazer cirurgia plástica? Pare de fumar!

Ginecomastia

Após a ginecomastia, os pacientes podem fazer atividade física leve após 24 horas e esforço moderado após uma semana. 

Caminhar, mesmo fazendo algum esporte leve, como bicicleta ergométrica, pode ser uma boa opção para os primeiros dias. 

No entanto, como na mamoplastia de aumento, não é aconselhável fazer exercícios ou atividades com o músculo peitoral antes de três ou quatro semanas.

Lipoaspiração

No caso da lipoaspiração, o paciente pode retornar às suas atividades normais 48 a 72 horas após a cirurgia, sem grandes esforços. 

É aconselhável começar com uma atividade moderada, como caminhar, para favorecer a circulação linfática e venosa, e aumentar gradativamente sua duração e intensidade.

Não há inconveniente em exercitar as áreas não intervencionadas. Por exemplo, se a lipoaspiração foi realizada nas pernas, exercícios de fortalecimento muscular podem ser realizados nos braços ou nas costas.

Quando retomar totalmente os exercícios físicos?

Em geral, uma vez que o corpo se adaptou ao seu novo estado, os tecidos se reposicionaram e as cicatrizes cicatrizaram corretamente, você pode retornar ao esporte.

Mas como houve um período de inatividade, é melhor retomar a atividade física gradualmente e ter em conta as indicações prescritas pelo seu cirurgião.

Por fim, espero que tenham compreendido os tempos necessários para a retomada da rotina de exercícios físicos após a cirurgia plástica e, para mais dicas e informações, me siga no Instagram, Facebook e Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *