Planejar a cirurgia plástica é o primeiro passo para quem deseja passar por um procedimento estético. É no planejamento que uma série de itens será definido.
E vale lembrar sempre que fazer uma cirurgia plástica é sempre uma grande decisão. Afinal, serão mudanças no seu corpo e que visam — na esmagadora maioria das vezes — melhorar sua autoestima e autoimagem.
Por isso, querer fazer uma cirurgia plástica do dia para a noite nunca é indicado. Ao contrário, se prepare com antecedência, veja todos os detalhes, e então realize o procedimento.
Para lhe ajudar nesse processo e saber como planejar a cirurgia plástica, preparei este artigo abaixo com informações úteis para você. Confira!
Como planejar a cirurgia plástica?
Diferente de outro procedimento cirúrgico, a cirurgia plástica não tem uma urgência médica. Como é um tratamento estético, ele permite uma melhor preparação prévia, garantindo que tudo saia como o previsto.
Vivemos em uma sociedade acelerada. E com isso, estamos acostumados a conseguir o que queremos, quando queremos.
É compreensível, então, que se você decidiu fazer uma cirurgia plástica, queira agora! No entanto, lembre-se de que isso é cirurgia.
Dessa forma, muito é necessário para garantir que você tenha um procedimento seguro com resultados que você espera.
Meu conselho? Se seus objetivos são ótimos resultados, não se apresse no processo e queime etapas. Comece a planejar a cirurgia plástica com a expectativa de que consultar um bom médico (e vincular a disponibilidade dele à sua programação) pode levar algumas semanas.
Para ajudá-la a entender melhor quando planejar sua cirurgia plástica, considere as seguintes etapas no processo.
LEIA TAMBÉM::: Quais os fatores que podem afetar o aspecto da cicatriz após a cirurgia?
1. Decida o que deseja fazer
Claro que o primeiro passo é saber exatamente o que deseja fazer. É uma rinoplastia? Um implante mamário? Uma lipoaspiração? Não importa, o fato é que você deve ter total ciência do que deseja fazer, e também por qual motivo deseja realizar tal procedimento.
2. Procure um bom cirurgião plástico
Você pode precisar de vários dias ou semanas para pesquisar e finalizar uma lista de cirurgiões com quem deseja consultar. Por quê? Nem todos os cirurgiões plásticos realizam o procedimento que você deseja, que pode variar de acordo com a área de especialização.
A seguir, considere a experiência específica do cirurgião e as áreas de especialização. Por exemplo, você não gostaria de escolher um cirurgião que realiza apenas rinoplastia para a sua mamoplastia, certo?
Então certifique-se de que qualquer médico que você está considerando realizará regularmente os procedimentos que você deseja.
3. Agende sua consulta
Mais uma vez, é provável que um cirurgião plástico de alto nível tenha uma agenda bastante concorrida. Se você consultar vários cirurgiões plásticos, resista à tentação de escolher o que estiver disponível mais rapidamente.
Em vez disso, certifique-se de que o cirurgião plástico escolhido seja o mais qualificado para realizar os procedimentos desejados. Vale a pena esperar mais algumas semanas para obter os resultados que você vai adorar nos próximos anos.
4. Considere o prazo de recuperação
O prazo de recuperação da cirurgia plástica dependerá do procedimento, da taxa de cura individual e de quão rigorosamente você segue as instruções do cirurgião plástico.
Se você quiser ter uma aparência melhor para uma ocasião especial — como seu casamento, por exemplo, considere essa data — e seu objetivo específico — ao agendar a cirurgia para permitir que haja bastante tempo para uma recuperação adequada.
Um erro comum que vemos os pacientes cometerem é tentar agendar a cirurgia durante o tempo pré-planejado, como as férias, esquecendo-se do fato de que a cirurgia leva um dia, mas a recuperação leva vários. Se possível, é melhor fazer a cirurgia antes do intervalo programado e usar o intervalo para se recuperar.
Vamos usar o exemplo de uma mamoplastia. A cirurgia é feita rapidamente, mas a recomendação é que a mulher fique sem dirigir por 30 dias. Ou seja, caso ela precise se deslocar de carro, terá que aguardar esse período, ou então ter alguém que a leve.
5. Se prepare fisicamente
Durante a pré-consulta, é provável que o cirurgião plástico já lhe indique uma preparação física. Para todas as cirurgias, você normalmente precisará de exames de sangue atualizados e um exame físico para garantir que está pronto para qualquer anestesia necessária.
Além disso, há uma série de etapas adicionais para se preparar para a cirurgia que podem reduzir o risco de efeitos colaterais ou complicações. Obviamente, você sempre deve obter instruções específicas de seu médico.
LEIA TAMBÉM:::Quais são os tipos de prótese de mama
Tire todas as suas dúvidas
Por fim, do meu ponto de vista, quanto maior for a sua lista de perguntas, melhor! Você vai querer saber tudo sobre o que pode ser feito e, se decidir ir em frente, o que vai acontecer durante e após o procedimento.
Pergunte também todos os detalhes pós-procedimento, incluindo quanto tempo antes que o inchaço e hematomas diminuam e quando você pode voltar ao trabalho.
Mas quanto às complicações, você vai querer saber quais podem ser, se seu cirurgião já as experimentou e, em caso afirmativo, como eles lidam com elas.
Faça por você!
Fazer uma cirurgia plástica é uma decisão grande, emocionante, que muda a vida, e você precisa ter certeza que está fazendo a escolha certa.
Além disso, sempre faça qualquer procedimento estético por você, para que você melhore sua autoestima e ame mais seu próprio corpo. Jamais faça uma cirurgia plástica a pedido de alguém!
Por fim, espero que tenha gostado do artigo sobre como planejar a cirurgia plástica. E já lhe convido a conhecer também meus canais no Instagram, Facebook e Youtube, onde compartilho dicas e muitas informações sobre cirurgias plásticas e melhor qualidade de vida!