7 dicas para evitar o inchaço e a retenção de líquidos no pós-cirúrgico

dicas para evitar a retenção de líquidos no pos-cirurgico

A retenção de líquidos no pós-cirúrgico impacta a grande maioria das pessoas que passam por algum procedimento estético, em especial a lipoaspiração.

É aquela sensação de aumento de peso, de roupas e anéis apertados, mesmo com a eliminação de gordura por meio do procedimento estético.

E ao subir na balança, é possível ver até mesmo um aumento no peso corporal. Como disse, isso pode ser resultado da retenção de líquidos no pós-cirúrgico.

Para explicar porque isso acontece, e também como evitar esse inchaço, preparei o artigo que compartilho abaixo. Confira!

Por que nosso corpo retém líquidos após a cirurgia?

É um mecanismo de autodefesa. Nosso corpo detecta quando temos um baixo nível de líquidos, seja por ingestão insuficiente de água ou ingestão excessiva de sódio, ativando um mecanismo de reserva e retendo todo o líquido que considera necessário para manter o equilíbrio.

O aumento do peso corporal é um achado comum após a cirurgia, como lipoaspiração ou abdominoplastia. Isso se deve ao estresse cirúrgico e às respostas inflamatórias do nosso corpo à cirurgia. O inchaço é normal após a cirurgia.

À medida que o corpo começa a se curar, milhares de células são enviadas para a parte do corpo afetada. Isso faz parte do primeiro estágio da cicatrização, chamado de fase inflamatória. O influxo de todas essas células na área causa acúmulo de líquido e mais inchaço.

As pernas são a parte do corpo que mais acusa essa retenção de líquidos, mas tornozelos, pernas inchadas, abdômen abaulado, sensação de peso… também são sinais de retenção de líquidos.

Como evitar a retenção de líquidos no pós-cirúrgico

Como fica claro, a retenção de líquidos no pós-cirúrgico é um processo natural de defesa do nosso organismo. Mas algumas coisas podem ser feitas para minimizar esse processo, sem comprometer sua saúde.

1. Hidratação

Água é o remédio mais básico de todos, mas o mais certeiro: beba muita água. Embora pareça contraproducente, a eliminação de líquidos é conseguida bebendo muitos líquidos.

Beber cerca de 2 litros de água por dia ajudará a purificar o corpo. Se bebermos pouca água, o corpo passa a acumular líquidos em forma de reserva. 

Da mesma forma, é fundamental evitar o consumo de grandes quantidades de cafeína, chá ou álcool, pois podem causar desidratação.

2. Evite sal

É uma das feras negras da retenção de líquidos. Tomar mais sódio do que o corpo precisa retém a água. 

É fundamental reduzir o consumo de sal, devemos evitar refeições confeccionadas ou produtos conservados em sal, bem como alimentos como embutidos, molhos, pipocas, fast food e alguns queijos, nos quais o sal se encontra em elevadas concentrações.

3. Evite o açúcar

Da mesma forma que acontece com os alimentos ricos em açúcares, pois seu excesso arrasta a água por osmose e favorece sua retenção no organismo.

Leia também::: A importância do sutiã pós-cirúrgico após operar os seios

4. Comer uma dieta variada e rica em proteínas

Nossa dieta deve incluir todos os tipos de alimentos frescos que nos fornecem todas as vitaminas e minerais essenciais, incluindo todos os tipos de frutas e vegetais.

Os alimentos ideais para incluir em nossa dieta para evitar a retenção de líquidos no pós-cirúrgico, por suas propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e anti-celulíticas são beterraba, melancia ou espargos.

As frutas podem ser uma grande aliada para neutralizar os níveis de sódio no organismo, principalmente as que fornecem potássio, como banana, ameixa, melão e melancia, além de alcachofra, cebola, agrião, acelga ou abóbora.

Além disso, é fundamental ingerir uma boa quantidade de proteína, para evitar a diminuição da produção de albumina, a principal proteína do sangue e, por sua vez, a mais abundante no ser humano.

5. Exercício

Nem tudo é nutrição. O esporte também desempenha um papel importante no combate à retenção de líquidos no pós-cirúrgico, já que o sedentarismo é uma de suas maiores causas. Exercitar-se diariamente é uma maneira rápida e eficaz de se livrar do excesso de líquido do corpo.

Mas é importante conversar com seu cirurgião para saber quais exercícios você pode realizar, em que intensidade e tempo. Afinal, lembre-se que você acabou de passar por uma cirurgia.

6. Use a cinta compressora

Outra dica para evitar o inchaço e a retenção de líquidos no pós-cirúrgico é usar a cinta elástica ou o sutiã cirúrgico, sempre de acordo com as orientações do médico.

Ao pressionar a pele contra os tecidos mais profundos do corpo, essas peças compressoras evitarão que o líquido se acumule nesses locais.

7.  Faça drenagem linfática

Por fim, um poderoso aliado é a drenagem linfática. Essa técnica ajuda a desinchar após uma cirurgia. 

Assim, por meio de manobras específicas, o profissional “empurra” o líquido retido entre os tecidos, que leva consigo também toxinas.

Tire suas dúvidas

Importante frisar que é fundamental você conversar com seu cirurgião caso perceba qualquer alteração no seu corpo após a cirurgia. O profissional é sempre o mais indicado para te dar as recomendações exatas, de acordo com suas necessidades.

Por fim, espero que tenha gostado das dicas para evitar o inchaço e a retenção de líquidos no pós-cirúrgico e, para mais informações como esta, siga também meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *