A abdominoplastia é uma intervenção cirúrgica com a qual se pode recuperar um contorno corporal mais estilizado, quando dietas hipocalóricas e exercícios físicos não funcionam mais para alcançar os resultados desejados.
Os candidatos a uma abdominoplastia não são aqueles que possuem uma área lipodistrófica no abdômen – para isso está indicada a lipoaspiração –, mas sim aqueles que apresentam flacidez de pele no abdômen, perderam a posição original do umbigo ou sofrem distensão muscular reta.
Embora seja uma cirurgia com resultados bastante satisfatórios, a abdominoplastia requer alguns cuidados especiais, tanto antes quanto depois. Para saber quais são esses cuidados, confira o artigo que compartilho abaixo!
Por que fazer uma abdominoplastia?
A área coloquialmente conhecida como “barriga” é muito difícil de recuperar após uma grande perda de peso ou gravidez.
Muitas pessoas, principalmente mulheres que já foram mães e sofreram distensões musculares, chegam a um limite em que a dieta, por mais rígida que seja, não produz nenhuma melhora.
Nem o exercício, que fortalece os músculos retos abdominais, mas não pode repará-los se eles estiverem tensos.
São pessoas com peso normal que perderam o contorno corporal devido ao afinamento da cintura e que apresentam excesso de tecido do umbigo para baixo.
Nestes casos, a abdominoplastia é a melhor solução para recuperar a silhueta esbelta e afinar o abdome.
Embora cada caso seja único e necessite de maior ou menor retirada de tecidos (gordura e/ou pele), os cuidados pré e pós-abdominoplastia são sempre necessários.
Leia também::: Saiba como funciona a cirurgia de redução de mama
Cuidado pós-operatório
Após a abdominoplastia, dependendo de sua extensão, o paciente precisará de alguns dias de internação.
Durante todo esse tempo de recuperação após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente usará uma proteção abdominal, geralmente um cinto de sustentação.
Atualmente, o refinamento das técnicas cirúrgicas tornou raro o aparecimento de dor pós-operatório. Se houver dor ou desconforto após a abdominoplastia, seu especialista lhe dirá quais analgésicos você pode tomar e sua dosagem.
Depois de receber alta e voltar para casa, os cuidados com a abdominoplastia não param. É preciso manter o tronco curvado para frente o máximo possível e por pelo menos 15 dias, com uma flexão de aproximadamente 45º.
Dessa forma, o estresse desnecessário sobre a cicatriz e os tecidos reestruturados na cirurgia de abdominoplastia será reduzido.
Embora os pontos da abdominoplastia geralmente sejam retirados em 7-10 dias, não é recomendado fazer nenhum exercício físico até depois de 4 semanas, embora seja aconselhável começar a caminhar o mais cedo possível, mantendo sempre o tronco curvado.
Por volta do terceiro mês após a cirurgia abdominal os pacientes já podem levar uma vida normal.
Se os músculos abdominais já foram bem trabalhados antes da operação, a recuperação será mais rápida.
Para que os tecidos cicatrizem bem, é fundamental durante todo o processo de recuperação manter hábitos de vida saudáveis, alimentação saudável e hidratação adequada.
Leia também::: Qual a diferença entre a Lipo HD para homens e mulheres?
Agende sua abdominoplastia
Em geral, o resultado definitivo de uma abdominoplastia só é observado após 3-4 meses e a sensibilidade da área operada vai se recuperando aos poucos e leva entre 6 e 12 meses para se recuperar totalmente.
Também é importante manter um controle dietético razoável e não ganhar peso para não alterar os resultados da intervenção.
Por fim, espero que tenha compreendido quais os principais cuidados na abdominoplastia e, para agendar seu procedimento, basta clicar no botão abaixo!