Existem áreas do nosso corpo que acumulam mais gordura do que outras. Às vezes, reduzir o excesso de peso em geral os resolve, mas para muitos pacientes não é um problema de excesso de quilos, mas de gordura localizada.
Definimos gordura localizada como aqueles depósitos ou acúmulos de células adiposas ou adipócitos, normais em sua forma e função, em determinada área do contorno corporal, causando um consequente aumento local de volume e perda de harmonia.
Caracterizam-se por serem resistentes a dietas rigorosas e programas de atividade física. Não dependem do grau de obesidade, pois podem ocorrer em pessoas magras, com peso normal ou com sobrepeso.
No artigo abaixo, detalhamos o que é e como se forma a gordura localizada, e qual a opção para sua eliminação. Siga a leitura e descubra!
O que é gordura localizada?
A gordura corporal tem a função de armazenar energia e atuar como isolante contra o frio e proteger muitos órgãos.
Os adipócitos são células sob o tecido subcutâneo que são responsáveis por acumular gordura quando a oferta de energia (alimento) é excessiva e mobilizá-la quando o corpo necessita de energia.
A gordura localizada é o acúmulo excessivo de tecido adiposo em determinadas áreas do corpo. Ele se acumula porque há um excesso de suprimentos de energia no corpo.
Portanto, se queremos evitar o acúmulo de gordura, é muito importante encontrar um equilíbrio entre atividade física, hábitos, hormônios, genética, idade, descanso e dieta.
A gordura pode ser removida de certas áreas?
Eliminar gordura não é tão fácil quanto fazer abdominais compulsivamente para perder gordura da barriga… Estudos científicos sugerem que não é possível eliminar a gordura localizada em certas áreas do nosso corpo, pelo menos não da maneira usual.
Para eliminar a gordura é necessário criar um desequilíbrio energético ou, o que dá no mesmo, esvaziar os depósitos energéticos para mobilizar as reservas adiposas.
A gordura contida nos adipócitos, no entanto, não pode ser usada diretamente como combustível para nossos músculos, pois deve primeiro ser decomposta em glicerol e ácidos graxos simples para chegar à corrente sanguínea.
Assim, a gordura decomposta pode vir de qualquer lugar, pois seu metabolismo depende do desequilíbrio energético global (calorias ingeridas versus calorias queimadas), mas não da ativação de um grupo muscular específico.
Procedimentos para remover a gordura localizada
A lipoaspiração geralmente é indicada para resolver queixas relacionadas à gordura localizada, tanto em homens quanto em mulheres.
Seja nos flancos, abdome, abaixo do umbigo, costas, braços, a gordura localizada altera o contorno corporal trazendo desconforto com o próprio corpo.
A lipoaspiração não traz emagrecimento como resultado, mas sim, chega para esculpir as formas de um corpo que já é saudável.
Essa cirurgia não é capaz de mudar seu corpo e sua mente. Apenas hábitos saudáveis aliados a atividades físicas fazem isso pelo seu corpo.
Aí, a cirurgia de lipoaspiração entra como a “cereja do bolo”. Tenho o maior prazer em atuar nesses casos.
Leia também::: Quer fazer cirurgia plástica? Pare de fumar!
Agende seu horário!
Como vimos, a gordura localizada é difícil de ser eliminada naturalmente, seja por meio de exercícios ou mesmo uma dieta equilibrada. Por isso, a melhor forma de removê-la é por meio de procedimentos estéticos, como a lipoaspiração.
Este é um procedimento altamente seguro e que proporciona resultados fantásticos. Para agendar uma consulta de avaliação para remover a gordura localizada, basta clicar no botão abaixo!