Qual a validade da prótese de silicone? As próteses precisam ser trocadas depois de algum tempo? Elas apresentam riscos?
Essas, entre tantas outras perguntas, são bastante comuns aqui no meu consultório por pacientes que desejam passar por uma mamoplastia de aumento.
Foi por isso que preparei o artigo abaixo, no qual falo sobre a validade da prótese de silicone e quando elas precisam ser trocadas. Confira!
Qual a validade da prótese de silicone?
A resposta é: depende. O fato de não se poder dizer que as próteses duram a vida toda não significa que elas tenham um prazo de validade exato, e que após 5, 10 ou 20 anos devam ser substituídas.
As próteses só devem ser trocadas quando apresentarem problemas (quebra, rugas, contratura capsular, rotação, etc…)
Cada paciente é diferente e, portanto, a duração dos implantes pode variar muito, devido a fatores que podem não estar totalmente claros hoje.
Isto significa que haverá pacientes que vão ser operadas aos 20 anos e nunca terão de substituir as suas próteses, mas haverá outras que farão uma mamoplastia de aumento, com o mesmo tipo de implantes, e que precisarão substituir depois de algum tempo.
Leia também::: O que é a mastopexia com prótese?
Quanto tempo duram as próteses?
Se aprofundarmos um pouco na bibliografia, muito já foi escrito sobre o assunto, mas muitos artigos podem ter interesses comerciais de laboratórios específicos, o que significa que são dados que devem ser tomados com cautela.
Talvez o estudo mais sério até hoje seja o da FDA (a prestigiada Agência Americana de Medicamentos), no qual centenas de pacientes são acompanhados em todo o mundo desde a operação até 10 anos depois dela.
Embora os resultados variem dependendo da marca da prótese e da forma, bem como se foram colocadas acima ou abaixo do músculo, existem algumas conclusões que podemos tirar sobre uma mastopexia antes e depois de realizada:
- Aos 10 anos, a taxa de ruptura foi de aproximadamente 9%
- Isso significa que após 10 anos de uso das próteses, 91% dos implantes ainda estavam intactos e bem
- A ruptura não é a única causa para a necessidade de substituir um implante. A contratura capsular (espécie de “rejeição” do corpo aos implantes, que faz com que seja criada uma cápsula dura ao redor da prótese) também é uma causa muito frequente da necessidade de substituição.
- Se somarmos essas duas causas a outras que requerem troca de prótese, os dados indicam que em 10 anos 21% dos pacientes tiveram que trocá-la.
Portanto, pouco resta do velho mantra de que as próteses devem ser trocadas aos 10 anos, que ainda está estabelecido no inconsciente coletivo.
E concluímos que aproximadamente 80% dos pacientes aos 10 anos não tiveram e não precisam passe pela sala de cirurgia para substituir os implantes e você só precisa seguir controles periódicos para verificar o estado delas.
Quando os implantes mamários devem ser trocados?
As razões mais comuns para a substituição da prótese de mama são as seguintes:
Desejo da paciente
Com o passar do tempo, o corpo da paciente muda (por exemplo, após uma gravidez). O mesmo acontece com seus gostos estéticos (por exemplo, elas podem querer reduzir o busto repentinamente ou aumentá-lo). Nesses casos, você pode querer trocar sua prótese atual por uma mais adequada à sua nova realidade.
Contratura capsular
A contratura capsular é a complicação a longo prazo mais comum. Consiste em uma reação do organismo contra a prótese, que produz um tecido fibrótico (duro) ao redor do implante, encapsulando-o. Às vezes faz com que a mama fique dura e ocorram alterações morfológicas. No entanto, com técnica e meios adequados, podemos reduzir este risco a percentagens muito baixas, inferiores a 1%.
Quebra da prótese
O índice de quebra das próteses mamárias é muito baixo, mas caso ocorra, a prótese deve ser retirada e colocada uma nova. Não é uma intervenção urgente, pois os implantes são feitos de um gel de silicone coeso, que evita que a substância se espalhe pelo corpo.
Leia também::: Saiba como funciona a cirurgia de redução de mama
Tenha sua melhor versão
Resumindo, a validade da prótese de silicone é indefinida, a considerar diversos fatores únicos de cada mulher que opta pela mamoplastia.
Ou seja, você não precisa trocá-los a cada X anos, mas qualquer mulher que faz mamoplastia de aumento deve saber que pode ter que trocar os implantes em algum momento de sua vida.
Também é importante ressaltar que os avanços tecnológicos têm permitido que cada vez mais tenhamos próteses mamárias mais seguras e duráveis. Por isso a vida útil dos implantes vem aumentando progressivamente.
Por fim, espero que tenha compreendido sobre a validade da prótese de silicone e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema, confira meu e-book “Não é só um silicone” clicando abaixo.