Muitos dos pacientes que desejam se submeter a um procedimento estético se perguntam qual é a idade ideal para se fazer uma cirurgia plástica.
Para responder a esta pergunta devemos fazer uma pequena revisão por idade:
Desde a infância, a única cirurgia plástica que poderíamos fazer em menores seria a otoplastia.
Quando uma criança apresenta orelhas salientes e sofre bullying, com laudo psicológico previamente elaborado, podemos considerar a cirurgia de otoplastia.
Dessa forma, aproximando as orelhas da criança da cabeça, vamos torná-las mais estéticas e livrar a criança desse problema social que é tão frequente, infelizmente.
Mas o mais importante é que não só ajuda a evitar possíveis problemas sociais, mas considera-se que realizar a cirurgia de otoplastia em um menor é totalmente seguro.
Cirurgias estéticas
Para submeter um paciente a qualquer uma das outras cirurgias estéticas, devemos esperar até que ele atinja a maioridade.
Por um lado, para que se complete o desenvolvimento do esqueleto facial e do corpo e, por outro, para que o paciente seja um adulto que possa consentir voluntariamente com a cirurgia com todos os seus efeitos médicos e legais.
Assim, vemos um padrão das cirurgias mais procuradas de acordo com a idade do paciente:
Adolescência
Desde a adolescência e juventude, a cirurgia mais procurada é a mamoplastia de aumento naquelas mulheres que não desenvolveram nenhuma mama e desejam corrigir aquela falta de desenvolvimento mamário que ocorre a partir dos 16, 17 ou 18 anos.
Nesta faixa etária também é muito frequente a consulta de lipoaspiração . Nessa idade já existem alguns acúmulos nos de gordura que a paciente deseja eliminar.
A consulta de rinoplastia também é frequente. Nessa idade, o nariz está totalmente desenvolvido e a presença de uma crista ou ponta caída pode fazer com que não satisfaça a estética do paciente.
Leia também::: Importância da atividade física após a lipoaspiração
25 a 45 anos
Entre os 25 e os 45 anos, o principal motivo de consulta continua a ser a mamoplastia de aumento, embora o contexto seja diferente.
Muitas dessas mulheres já se tornaram mães, passaram o período de amamentação e vêm à consulta, não para ter um volume mamário que não foi desenvolvido anteriormente, mas para recuperar o volume mamário perdido após o parto, gestações e lactações.
Nesta faixa etária também encontramos consultas de abdominoplastia e lipoaspiração. Ambas as consultas no âmbito da recuperação da figura após a gravidez, que muitas vezes provocam uma alteração definitiva do contorno corporal.
Além disso, para aquelas mulheres que não conseguem recuperar a silhueta após o parto como desejam, a cirurgia plástica oferece uma intervenção que resolve esse problema.
Meia idade
Quando chega à meia idade, entre 50 e 60 anos, as pacientes chegam à clínica para rejuvenescimento facial.
Principalmente pela blefaroplastia, para retirar o excesso de pele das pálpebras superiores e retirar bolsas de gordura das pálpebras inferiores.
Também recorrem ao lifting facial ou à cirurgia de rejuvenescimento do pescoço e da face, sendo esta cirurgia a mais procurada, embora estas mesmas pacientes também consultem cirurgias de contorno do tórax e do corpo em menor grau do que as mais jovens.
Leia também::: Quais são os tipos de quedas mamárias?
Converse com seu cirurgião
A distribuição da demanda pelas diferentes cirurgias muda ao longo da idade do paciente. Será o cirurgião plástico, o responsável por satisfazer ou solucionar essas necessidades por parte dos pacientes.
Por isso, é muito importante conversar com seu cirurgião plástico para saber qual a idade ideal para se fazer a cirurgia plástica, já que cada pessoa é única e desta forma individual deverá ser avaliada.
Por fim, espero que tenham gostado do artigo, e para mais dicas e muita informação sobre cirurgia plástica, siga também meu canal do Youtube!