A ptose mamária, ou flacidez dos seios, é uma condição muito comum. E ela é a principal responsável pelas quedas mamárias.
Os seios, como outras partes do corpo, mudam com o tempo. Seus seios podem parecer mais baixos no peito, o mamilo pode apontar para baixo e a parte superior do seio pode não estar tão cheia quanto antes.
A gravidade da ptose mamária é medida pela posição do mamilo em relação à dobra da mama. Um mamilo que fica acima da linha da dobra é considerado normal.
Se o seu mamilo estiver nivelado com a dobra, é ptose de primeiro grau. A ptose de segundo grau é quando o mamilo está abaixo da dobra e a ptose de terceiro grau é quando o mamilo está apontando para baixo.
No artigo abaixo, explico de forma mais detalhada quais os tipos de quedas mamárias, e qual o motivo delas. Siga a leitura e confira!
Causas das quedas mamárias
A pele dos seios ficará menos tensa com a idade e menos capaz de suportar o peso do tecido mamário por baixo.
A gravidade também pode puxar todo o seio para baixo. Seios de todos os tamanhos podem desenvolver ptose, mas seios maiores podem ser mais propensos do que seios menores.
O próprio tecido mamário aumentará e diminuirá em tamanho e peso ao longo do tempo. Alterações hormonais, gravidez, ganho de peso e perda de peso podem afetar as estruturas internas de seus seios. A menopausa pode afetar a plenitude dos seios e reduzir seu volume.
Muitas pessoas estão preocupadas que amamentar um bebê leve à flacidez. A pesquisa não suporta esses medos. A amamentação e a pressão que o bebê exerce sobre os seios durante a amamentação não é uma causa significativa de flacidez.
Pesquisadores descobriram que as mudanças no tamanho dos seios que acontecem durante a gravidez são um fator mais substancial na flacidez dos seios.
Leia também::: Mamoplastia de aumento e mastopexia redutora: qual a diferença?
Quais os graus de quedas mamárias
De acordo com a posição da aréola em relação ao sulco mamário, o grau de ptose tem três classificações. O sulco mamário pode ser entendido como a linha onde o seio encontra-se com o tórax. Os graus da ptose são:
- Grau I – Neste estágio, o seio se encontra com a aréola na altura do sulco mamário, contudo, ainda posicionada acima do contorno da glândula.
- O Grau II – Aqui, a aréola passa do sulco mamário, entretanto, se mantém acima do contorno da glândula.
- Grau III – Grau mais avançado de ptose, visto que a aréola se encontra abaixo do sulco mamário e do contorno da glândula.
- Pseudo ou Falsa Ptose – quando a aréola fica acima do sulco mamário, mas o tecido mamário provoca um contorno abaixo deste sulco, sugerindo uma mama caída.
Leia também::: Benefícios da prótese submuscular parcial
Prevenção de quedas mamárias
Com um pouco de atenção, você pode retardar alguns dos sinais de envelhecimento em seus seios.
As escolhas de estilo de vida afetam todo o seu corpo. Fazer escolhas de estilo de vida que mantenham uma aparência jovem para outros aspectos de sua aparência também pode ajudar seus seios.
Mas se você já sobre com as quedas mamárias, procurar um cirurgião plástico para uma mamoplastia de aumento pode ser uma solução.
O profissional irá avaliar seus seios, qual o grau e tipo de quedas mamárias, e indicar a prótese ideal para que possa retomar sua autoestima.
E para entender um pouco mais sobre os tipos de quedas mamárias, confira também o vídeo que preparei para meu canal do Youtube sobre o tema. É só dar o play abaixo!