A lipoenxertia mamária é um procedimento cirúrgico em que a gordura é enxertada de uma área do corpo e injetada na região dos seios, no mesmo paciente.
O objetivo da lipoenxertia é aumentar ou melhorar a aparência estética da área onde a gordura é injetada. O procedimento é realizado por um cirurgião e consiste na extração da gordura adiposa por meio de lipoaspiração.
A gordura é processada em ambiente estéril e purificada, quando então é reinjetada na área desejada pela paciente.
No artigo que compartilho com vocês abaixo, explico de forma mais detalhada o que é este procedimento, e quais são suas indicações!
O que é a lipoenxertia mamária?
A lipoenxertia é considerada um procedimento seguro e é praticada há décadas. É interessante notar que o conceito de lipoenxertia remonta a mais de um século.
A lipoenxertia foi mencionada pela primeira vez por um médico alemão em 1893, onde transferiu a gordura do braço para o rosto. A saber, em 1895, outro médico realizou um procedimento de aumento da mama, transferindo um lipoma (depósito de tecido adiposo) das costas para a mama.
Desde então, vários avanços e refinamentos ocorreram nas técnicas de enxerto de gordura, a ponto de se tornar um método de rotina para restaurar ou aumentar o volume mamário.
A lipoenxertia mamária tem sido um método popular para corrigir anormalidades do contorno da mama (mesmo após a remoção do câncer de mama) e por causa de suas vantagens potenciais, também está ganhando popularidade como método primário de aumento da mama.
Leia também::: Fatores que fazem de você uma boa candidata à lipoaspiração
Quais são as indicações?
A lipoenxertia mamária pode tratar efetivamente de várias alterações relacionadas à mama. A seguir, listo as principais indicações desse tipo de procedimento:
- Aumento natural do volume da mama em vez de usar implantes mamários
- Corrigir uma anormalidade de contorno na mama como resultado de câncer ou trauma
- Otimizar o formato da mama após a reconstrução
- Camuflar o contorno do implante mamário em mulheres magras
- Correção de rugas e ondulações
- Obter uma melhor simetria da mama
- Melhorar ou corrigir o formato dos seios em mulheres com alterações mamárias congênitas ou de desenvolvimento
- Melhorar a plenitude da parte superior da mama em mulheres submetidas a procedimento de redução ou levantamento de mama
Você é uma boa candidata?
O enxerto de gordura mamária é para qualquer mulher que deseja aumentar seus seios ou melhorar os resultados da cirurgia de aumento ou levantamento de mama.
Como um procedimento independente, continua sendo uma excelente alternativa à cirurgia de implante mamário, desde que os prós e os contras de cada abordagem tenham a devida análise.
Por fim, se você gostaria de saber mais sobre a lipoenxertia mamária, e também sobre outros procedimentos de aumento de mama, clique abaixo e confira meu ebook sobre o tema. É gratuito!