O inchaço pós-operatório é relativamente normal, acontecendo mesmo após uma cirurgia plástica.
Quando fazemos uma abdominoplastia, por exemplo, é normal que exista algum desconforto, inchaço, hematomas ou alguma dificuldade em realizar determinados movimentos.
Isso faz parte do processo de cura do nosso corpo e, conhecer os sinais do inchaço pós-operatório é fundamental para se preparar melhor. Por isso, compartilho com vocês o artigo abaixo com algumas dicas úteis.
Por que nosso corpo retém líquidos após a cirurgia?
É um mecanismo de autodefesa. Nosso corpo detecta quando temos um baixo nível de líquidos, seja porque não ingerimos água suficiente ou consumo excessivo de sódio.
Isso faz ele ativar um mecanismo de reserva e retenção de líquido que considera necessário para manter o equilíbrio.
O ganho de peso corporal é um achado comum após a cirurgia, como lipoaspiração ou abdominoplastia. Isso se deve ao estresse cirúrgico e às respostas inflamatórias do nosso corpo à cirurgia. Por isso, o inchaço pós-operatório é normal.
Mas à medida que o corpo começa a se curar, milhares de células são enviadas para a parte do corpo afetada. Isso faz parte do primeiro estágio de cicatrização chamado de fase inflamatória. O influxo de todas essas células na área causa acúmulo de líquido e mais inchaço.
As pernas são a parte do corpo que mais sofre com a retenção de líquidos, mas tornozelos, pernas inchadas, abdome saliente, sensação de peso… também são sinais de retenção de líquidos.
Leia também::: Quais os fatores influenciam no resultado final da lipoaspiração?
O que é retenção de líquidos?
É um desequilíbrio nos líquidos do nosso corpo, pois os vasos sanguíneos depositam muito líquido nos tecidos do corpo ou também, porque o líquido acumulado não é eliminado de maneira normal.
Como mencionamos, se nosso corpo detecta um baixo nível de líquidos, seja porque ingerimos pouca água ou abusamos do sal, cria um sistema de alerta e impede a saída de líquidos para retê-lo e restabelecer o equilíbrio.
Cuide com alguns alimentos
Alguns alimentos devem ser evitados para não agravarem o inchaço pós-operatório. Os principais são:
- alimentos ou refeições ricas em sal
- adição de sal na preparação de alimentos
- alimentos embutidos (presunto, salame, salsicha, etc.)
- enlatados (milho, ervilha, sardinha)
- molhos prontos (salada, tomate, shoyu)
Esses itens contêm alta concentração de sódio e são responsáveis pela retenção de líquido no organismo. Consequentemente, acabam agravando o inchaço no local da cirurgia plástica.
Além disso, os alimentos fermentativos, como ovo, feijão, repolho e bebidas gaseificadas provocam a dilatação do estômago e podem acelerar a formação de gases e cólicas.
Este fator pode ser extremamente desconfortável, principalmente para os pacientes que fizeram a cirurgia abdominal.
Leia também::: Qual a posição ideal para dormir após uma abdominoplastia?
Busque sua melhor versão
Como viu, o inchaço pós-operatório é relativamente normal e faz parte do processo natural do corpo para se curar a cirurgia plástica.
Mas se perceber algo diferente, como febre ou dor, converse com seu médico. Tais sinais podem indicar algum outro problema que precisa de investigação.
Espero por fim que tenham compreendido as causas do inchaço pós-operatório e, para saber mais sobre o tema, confiram também o vídeo que preparei para o meu canal do Youtube. É só dar o play abaixo!