A cirurgia plástica visa alcançar — ou aproximar — a estética corporal desejada. Seja alterando a forma de certas partes da nossa anatomia como aumentar ou elevar os seios, reduzir o volume de áreas específicas do corpo, melhorar a estética do abdômen, entre outras.
Associar o exercício físico à cirurgia de contorno corporal, junto com bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável, é a melhor estratégia possível para melhorar exponencialmente o resultado da intervenção.
É também a chave para ajudar a manter essa imagem corporal desejada ao longo de nossas vidas.
Para entender mais sobre a importância de manter uma rotina de exercícios físicos após a cirurgia plástica, preparei o artigo abaixo com algumas informações interessantes. Siga a leitura e confira!
A atividade física
Um programa de exercícios físicos organizado ajuda a melhorar o tônus muscular, prevenindo a flacidez e permitindo assim obter um corpo mais esbelto.
Também melhora a flexibilidade dos músculos, fato importante para evitar dores e melhor se recuperar de possíveis lesões.
Além disso, permite-nos melhorar a nossa resistência e utilizar as gorduras como fonte de energia, consumindo-as e assim melhorando a nossa composição corporal e saúde em geral.
Leia também::: Qual a idade ideal para se fazer a primeira cirurgia plástica?
Exercício físico aplicado à cirurgia plástica
Antes e depois de uma intervenção de cirurgia plástica, o exercício tem quatro objetivos, do nosso ponto de vista:
Chegar na melhor condição física e mental para a intervenção
O objetivo da atividade física na fase pré-operatória é aumentar o tônus muscular e melhorar os sistemas circulatório e linfático.
Isso ajudará a regeneração de estruturas e tecidos a ser o mais rápido possível após a intervenção, pois haverá menos atrofia muscular.
Um benefício adicional é que o exercício também nos ajuda a reduzir a possível ansiedade antes da operação.
Ajuda durante o tratamento pós-cirúrgico
Nesta fase da intervenção, o objetivo do exercício físico é tratar o paciente com técnicas semelhantes à fase anterior (pré-operatória), para evitar possíveis complicações e/ou reações adversas ao longo desse processo, como:
- edema circulatório e linfático
- contraturas muscular
- inflamação dos tecidos moles
- atrofia muscular
- problemas respiratórios
- problemas de cicatrização
- estresse
Em relação ao treino muscular, devemos respeitar os tempos de cicatrização que cada intervenção possui. Uma vez cumpridos, começamos os exercícios musculares progressivamente.
Melhore o resultado da cirurgia plástica
Após uma fase de exercícios musculares iniciais — e uma vez concluída a recuperação da intervenção — propomos um programa de condicionamento físico em que a ideia fundamental é focar nas motivações, objetivos e capacidades pessoais do paciente para que ele possa atingir seus objetivos.
Uma vez bem definidos os objetivos e o nível do paciente, iniciamos as sessões de treinamento em que se enfatiza o trabalho de tônus muscular, cardiorrespiratório e flexibilidade muscular para alcançar aquela estética esbelta, atraente e harmoniosa que o paciente propôs.
Deve-se notar que este programa de treinamento vai além de objetivos puramente estéticos. A estética será uma consequência de todas aquelas ações que o paciente fará para ter mais força, resistência e ótima saúde física e mental.
Integre o hábito de ser mais saudável ao longo da vida
Integrar o hábito é o objetivo mais importante para qualquer pessoa. O corpo tonificado e atraente que todos desejamos será alcançado mais cedo ou mais tarde se o hábito de treinar, comer bem e levar uma vida ordenada for integrado à vida.
Como esse objetivo pode ser alcançado? Estas são algumas das chaves que podem ajudar:
- Em primeiro lugar, siga a orientação de um profissional em Educação Física
- Em seguida, a chave é repetir continuamente as ações esportivas e nutricionais que o programa marca, por pelo menos três ou quatro semanas (é provável que sejam necessários mais alguns dias).
Para integrar o hábito é importante que o treino seja feito de forma totalmente rigorosa e sem trapaças.
Se você fizer isso, chegará o momento em que seus pensamentos e ações que são repetidas continuamente se estabelecerão no subconsciente e criarão um hábito em você que pode mudar sua vida.
Leia também::: Quer fazer cirurgia plástica? Pare de fumar!
Aproveite todos os benefícios das atividades físicas
É claro que as atividades físicas não ajudam apenas no pós-operatório, mas são indicadas para toda a vida, como mencionamos acima.
Elas proporcionam inúmeros benefícios para o organismo e permitirão que você tenha um corpo mais esbelto e com saúde.
Por fim, espero que tenham compreendido a importância dos exercícios físicos após a cirurgia plástica e, para mais dicas e informações sobre saúde e estética, me siga também nas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!