Quando se fala em expectativas sobre o resultado final da lipoaspiração, é importante saber que alguns fatores são determinantes.
E a maior parte deles inicia antes mesmo da primeira consulta com o cirurgião plástico que estará envolvido no procedimento. Esses fatores estão ligados ao estilo de vida, saúde, escolha do profissional, entre outros.
Para detalhar de forma mais precisa quais os fatores que influenciam no resultado final da lipoaspiração, preparei o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!
O estado geral da paciente
Em primeiro lugar, devemos enfatizar que a cirurgia plástica é uma cirurgia que, via de regra, é realizada em pacientes saudáveis e em bom estado de saúde.
Para garantir que o estado de saúde do paciente seja ideal para a cirurgia, é muito importante que todos os exames pré-operatórios necessários sejam realizados e o diagnóstico detalhado de cada caso seja concluído.
A complicação mais comum, como em qualquer ferida, é o sangramento e o aparecimento de um hematoma. O segundo possível é a infecção, como qualquer ferida que pode ser contaminada.
Para evitar isso, o cirurgião deve solicitar exames completos e prestar muita atenção se a coagulação está boa ou baixa, melhorando-a se estiver baixa dias antes com medicação e coagulando meticulosamente durante a cirurgia e administrando antibióticos para prevenir infecções.
Escolha pelo profissional
Ir a um cirurgião qualificado, com grande experiência e verdadeira vocação é outro fator extremamente importante para minimizar os riscos na cirurgia plástica.
Além disso, a confiança com o cirurgião, sua qualidade profissional e humana, são mais importantes que o preço da lipoaspiração.
Por isso, a paciente deve certificar-se de que o médico tem a formação e habilitações correspondentes, ao mesmo tempo que tem a capacidade técnica e a expertise para realizar a lipoaspiração.
Leia também::: Inchaço pós-operatório: quais as causas?
Seguir as orientações médicas
O bom resultado também está diretamente relacionado ao seguir o que o médico solicita previamente. Por exemplo, é fundamental parar de fumar algumas semanas antes do procedimento, para uma melhor cicatrização.
Uma dieta equilibrada também poderá ser prescrita, com o objetivo de nutrir adequadamente o corpo e garantir uma recuperação mais rápida.
O pós-cirúrgico
Terminada a cirurgia, tanto a paciente quanto o cirurgião devem continuar a garantir seu sucesso.
Aliás, a falta de acompanhamento ou o não cumprimento das recomendações pós-operatórias em lipoaspiração pode aumentar os riscos. Pode também fazer com que surjam complicações ou piorar os resultados alcançados.
Por isso, é muito importante que o paciente siga a orientação de seu médico para evitar qualquer complicação na lipoaspiração
Além disso, respeite o uso de roupas específicas de pressoterapia, medicamentos prescritos, e se foram prescritas massagens de drenagem linfática. Não perder nenhuma das consultas de acompanhamento de cirurgia plástica agendadas.
E o mais importante, o uso do bom senso: qualquer coisa que a paciente perceba que não é normal deve ser contada ao seu médico, pois ele é quem conhece o seu caso e pode aconselhá-lo com segurança.
Leia também::: Por que a gordura localizada se forma?
Tenha o melhor resultado da sua lipoaspiração
A lipoaspiração segura é uma realidade quando a paciente e o cirurgião cumprem os protocolos estabelecidos, um diagnóstico correto é feito e as recomendações são seguidas.
Desta forma, é possível ter o melhor resultado final da lipoaspiração, de acordo com suas expectativas inicialmente projetadas.
Por fim, espero que tenham compreendido quais os fatores influenciam no resultado final da lipoaspiração e, para mais dicas e informações sobre cirurgia plástica, siga também meu canal do Youtube!