Retornar a atividade física após a lipoaspiração pode ajudar o corpo a se livrar da gordura restante, de acordo com cientistas da Universidade de São Paulo (USP).
Embora a lipoaspiração seja uma opção clara e imediata para perder peso, ela pode ter alguns efeitos colaterais. Segundo alguns especialistas, no caso da lipoaspiração abdominal, pode causar algum aumento da gordura visceral.
Para explicar a importância da atividade física após a lipoaspiração, e quais os benefícios que ela proporciona, compartilho com vocês o artigo abaixo. Confiram!
Alteração metabólica
Como a lipoaspiração envolve uma redução dramática e instantânea dos depósitos de gordura corporal, a composição corporal e o perfil metabólico da paciente podem ser afetados.
Nesses casos, o exercício físico é uma excelente decisão para combater aquele excesso de gordura que poderia ter sido gerado.
Na pesquisa da USP, os pesquisadores estudaram 36 mulheres que se submeteram à lipoaspiração.
Após dois meses de realização deste procedimento, 18 delas foram colocados em exercício regular por 4 meses. O resto não se exercitou.
Após seis meses, observaram que as mulheres que não se exercitavam apresentavam um aumento de 10% na gordura visceral e uma diminuição no gasto energético em comparação com as mulheres que se exercitavam.
O estudo concluiu que a retirada do tecido adiposo do corpo pode levar à diminuição do gasto energético total e, consequentemente, ao crescimento compensatório da gordura visceral.
Os especialistas paulistas indicam que a boa notícia é que com exercícios físicos é possível evitar o crescimento de gordura.
Leia também::: Quais as relações entre cirurgia plástica e autoestima?
Outras vantagens da atividade física após a lipoaspiração
Durante a lipoaspiração, tanto a gordura quanto as células adiposas são removidas permanentemente.
Ou seja, isso implica que não há mais tantas células de gordura como antes na área tratada e o acúmulo de gordura não aparecerá novamente. Mas, as células de gordura em outras partes do corpo podem assumir o controle.
Isso acontece pelo fato da lipoaspiração ser um tratamento cosmético que não necessariamente leva à perda de peso permanentemente.
A lipoaspiração pode remover o excesso, firmar e tonificar o físico de um paciente, mas você precisa fazer tudo o que puder para manter esses novos contornos.
Caso o paciente não tenha uma alimentação saudável ou não faça exercícios físicos, pode recuperar parte do peso perdido.
O exercício e uma alimentação saudável são de suma importância para evitar ganho de peso compensatório e manter os resultados da lipoaspiração.
Mas quando se retira a gordura de uma área, o corpo tende a compensá-la em outras áreas, as pessoas ganham peso por razões metabólicas e os fatores hormonais não mudam com a lipoaspiração.
Leia também::: Sonhe, mas com os pés no chão — tenha expectativas reais com a cirurgia plástica
Pratique exercícios físicos
Embora se recomende a atividade física após a lipoaspiração, ela só deve iniciar com mais intensidade após a recuperação completa do paciente.
Durante o primeiro mês o paciente não deve se envolver em atividades intensas, como correr. Você deve sempre seguir as instruções do seu cirurgião durante o processo de recuperação.
Dessa forma, é possível colher todos os benefícios que a lipoaspiração pode fornecer, mantendo um peso saudável e com os contornos corporais que tanto desejou.
Por fim, espero que tenham compreendido a importância da atividade física após a lipoaspiração e, para mais dicas e informações sobre saúde e estética, sigam também minhas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!