A lipoaspiração é indicada na grande maioria dos casos, permitindo que as pessoas possam ter o contorno corporal que sempre sonharam.
A lipoaspiração pode ser realizada naquelas partes do corpo onde há excesso de gordura, onde existe o que chamamos de lipodistrofia.
As áreas mais comuns em que essa cirurgia é realizada seriam: queixo ou pescoço, braços, abdômen, coxas ou parte interna das coxas, púbis, nádegas, nádegas, flancos e parte das costas, joelhos e tornozelos ou panturrilhas.
E se quer saber quando a lipoaspiração é indicada, confira o artigo que compartilho abaixo! Boa leitura!
O que é lipoaspiração?
O termo lipoaspiração significa “aspiração de gordura” e consiste basicamente na retirada do tecido adiposo em determinados locais do corpo por aspiração através da inserção de uma cânula conectada a um aspirador.
Por meio desse procedimento estético, conseguimos eliminar a gordura localizada naquelas zonas do nosso corpo onde a dieta e o exercício não são eficazes, dando uma solução definitiva e melhorando o contorno corporal.
É preciso deixar claro que se trata de um processo cirúrgico, para o qual requer um bloco operatório devidamente equipado e uma equipa especializada e formada é necessária para poder realizá-lo com todas as garantias de segurança.
Leia também::: O que é e como funciona o BodyTite?
Quando a lipoaspiração é indicada?
O cenário de avanço das intervenções cirúrgicas, especialmente da lipoaspiração, revela o quanto a população brasileira se preocupa com a questão estética.
O procedimento é indicado para pacientes que desejam definir o contorno corporal, decorrente de um emagrecimento rápido ou envelhecimento.
Em alguns casos, o cirurgião plástico pode indicar a realização da lipoaspiração em conjunto com outros procedimentos, para melhorar a estética do corpo. Entre eles, a abdominoplastia, que visa corrigir imperfeições na região do abdômen.
Contudo, vale ressaltar que a lipoaspiração não é um procedimento para o tratamento da obesidade. A pessoa com sobrepeso deve tratar a questão com uma série de mudanças no estilo de vida e acompanhada por um profissional da saúde.
Por exemplo, as nutricionistas indicam a dieta individualizada, enquanto educadores físicos acompanham os exercícios a serem realizados e, quando necessário, um cirurgião indica a realização da cirurgia bariátrica, desde que a paciente atenda aos critérios.
E quando ela não é indicada?
Existem casos para os quais esta cirurgia não estaria indicada e não seria recomendada:
- Quando o paciente apresenta patologias graves e por isso existe um risco cirúrgico muito elevado (anemia, problemas cardiopulmonares…).
- Nos casos onde há um volume muito grande a ser extraído. Isso porque a perda de sangue será muito grande e também pelo desequilíbrio dos fluidos corporais que podem causar grandes problemas no pós-operatório.
- Quando uma pessoa tem muitos problemas no sistema circulatório, como, por exemplo, há insuficiências significativas nas pernas, é possível que elas se agravem com a lipoaspiração.
- Por fim, quando o paciente tem expectativas irrealistas. Às vezes, os pacientes exigem uma lipoaspiração muito grande e resultados muito distantes da realidade que não são possíveis de se obter com esta cirurgia.
Leia também::: O que é a mastopexia com prótese?
Agende uma lipoaspiração
Conseguiu entender o que é e quando é indicada a lipoaspiração? Este é um procedimento bastante seguro e cada vez mais procurado pelas pessoas.
Mas como disse, é preciso entender que não se trata de um procedimento que visa o emagrecimento, mas sim a melhoria do contorno corporal das pessoas.
Por fim, espero que tenha compreendido quando a lipoaspiração é indicada e, para agendar uma consulta de avaliação, clique no botão abaixo!