O transtorno dismórfico corporal (TDC), anteriormente conhecido como dismorfofobia, é um transtorno obsessivo em que uma pessoa pensa que tem um defeito físico, ou acredita que um defeito menor é muito pior do que realmente é.
A pessoa fica tão preocupada com a ideia que ela a perturba e interfere em sua vida! Estima-se que a TDC que atinge cerca de 2% da população mundial. No Brasil, estima-se que mais de 4 milhões de pessoas, entre 15 e 30 anos, sejam diagnosticadas com o quadro.
O transtorno dismórfico corporal geralmente começa na adolescência, mas pode afetar todas as faixas etárias e ocorre tanto em homens quanto em mulheres.
No artigo que preparei abaixo, explico mais o que é o TDC e como ele se manifesta. Siga a leitura e confira!
O que é o Transtorno Dismórfico Corporal
Muitas pessoas se preocupam com algum defeito físico, mas esses pensamentos geralmente vêm e vão.
Aqueles que sofrem de transtorno dismórfico corporal estão tão preocupados com sua aparência que isso afeta suas vidas consideravelmente.
Geralmente o defeito percebido é mínimo ou imaginário. A preocupação pode ser com relação a qualquer parte do corpo.
É comum que as pessoas com TDC se preocupem com alguma parte do rosto, como nariz, cabelo, pele, olhos, queixo e lábios.
A reclamação mais comum é que algo é muito grande ou muito pequeno, ou desproporcional.
O grau em que as pessoas sofrem desse distúrbio pode variar. Quem tem TDC leve, estará constantemente preocupado com sua aparência, mas poderá parecer levar uma vida normal.
Um transtorno dismórfico corporal moderado ou grave afeta consideravelmente a vida de uma pessoa, e os sintomas são muito perturbadores, impactando diretamente em sua qualidade de vida.
Leia também::: Quer fazer cirurgia plástica? Pare de fumar!
Quais os principais sintomas?
Os sintomas do transtorno dismórfico corporal variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas evitam o contato social, porque isso as deixa ansiosas e estressantes.
Outras pessoas se expõem ao público, mas estão constantemente nervosas e constrangidas.
Quem sofre de TDC esconde aquela parte de seu físico que o preocupa, vestindo roupas largas, mudando de postura ou usando muita maquiagem.
Ele também pode fazer com que uma pessoa se compare com seus amigos ou com celebridades em revistas e, principalmente, nas redes sociais.
O TDC é tratável, mas os sintomas podem retornar e a pessoa pode ter que conviver com ele por muitos anos.
Às vezes, os sintomas são tão graves que a pessoa pode tentar cometer suicídio ou fazer uma cirurgia em casa. O transtorno dismórfico corporal também está associado a outros transtornos, como depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bulimia ou anorexia.
Leia também::: Qual a idade ideal para se fazer a primeira cirurgia plástica?
Qual o tratamento ideal?
Muitas pessoas com transtorno dismórfico corporal procuram cirurgia estética ou tratamentos dermatológicos.
Eles geralmente estão insatisfeitos com os resultados e muitas vezes continuam a perceber a parte do corpo que não gostam como anormal, ou se preocupam com outra parte do corpo.
É por isso que o tratamento inclui tratamentos psicológicos, medicamentos ou ambos, dependendo da gravidade do distúrbio.
Dessa forma, é tratado o transtorno, já que o procedimento plástico ou cirúrgico poderia ser em vão.
Por fim, espero que tenham compreendido como se manifesta o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) e para mais dicas e muita informação sobre saúde e cirurgia plástica, siga também meu canal do Youtube!