Os cuidados pré-operatórios antes de uma cirurgia plástica são essenciais. São eles que contribuirão para o sucesso da cirurgia, e também agilizarão a recuperação posterior.
Na verdade, a preparação para a cirurgia dos pacientes começa a partir das dúvidas ou preocupações destes, que devem ser todas tiradas durante as pré-consultas. Inclusive, procuro diminuir ao máximo esse medo do pré-operatório, pois na maioria das vezes é infundado.
Mas atualmente, todas as técnicas utilizadas, tanto anestésicas quanto cirúrgicas, são refinadas ao máximo e com a máxima segurança. De qualquer forma, alguns cuidados precisam ser tomados, e é sobre eles que falo no artigo abaixo!
A importância dos cuidados pré-operatórios
A parte mais importante dos cuidados pré-operatórios é a preparação psicológica do paciente para sua cirurgia.
É necessário solicitar todos os exames necessários, além de entrevistas com os profissionais que irão participar na sua cirurgia.
Tão importante quanto a cirurgia, a etapa pré-cirúrgica é de extrema importância. Devemos levar em consideração vários aspectos como:
- Estado metabólico: glicose no sangue, função renal, eletrólitos
- Estado nutricional: proteína total e albumina
- Capacidade de coagulação: tempos de coagulação
- Infecções frequentes para descartar: urina parcial, raio-X do pulmão
- Coração: eletrocardiograma
- Pulmões e coração: Raio X do pulmão
Dependendo do caso concreto, alguns destes ou mesmo outros exames complementares podem ser solicitados.
Além disso, os resultados desses exames, juntamente com um exame físico minucioso e o conhecimento do histórico médico, determinam a cirurgia necessária para cada paciente e qual é o nível de segurança para cada pessoa em particular.
Leia também::: Quais as relações entre cirurgia plástica e autoestima?
Quais são os principais cuidados pré-operatórios
Além dos exames listados, alguns cuidados pré-operatórios também precisam ser considerados, tais como:
Escolha do cirurgião
Escolher um médico especializado e apto a realizar procedimentos cirúrgicos é um dos cuidados pré-operatórios considerados mais importantes. Por exemplo, um dos critérios que devem ter atenção é o fato de ser habilitado ou não pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além disso, é possível avaliar o perfil do profissional na hora da consulta. De acordo com a SBCP, um bom cirurgião deve:
- perguntar sobre as expectativas que se tem com a cirurgia plástica;
- indicar o procedimento mais adequado para as necessidades;
- passar todos os detalhes sobre a cirurgia, como nível de complexidade, tipo de anestesia e cuidados que devem ser adotados posteriormente;
- deixar claro todos os riscos envolvidos;
- pedir todos os exames pré-operatórios e
- deixar a decisão final para o paciente.
Investigação de fatores de risco
Antes mesmo de agendar a realização do procedimento, é necessário que o médico realize uma investigação completa, a fim de avaliar se há riscos iminentes. Parte desse estudo inclui:
- histórico de doenças, cirurgias anteriores e existência de complicações;
- algum tipo de alergia ou reação à anestesia;
- uso de anticoncepcionais orais ou outro medicamento de uso regular;
- consumo de drogas;
Além disso, é preciso informar se é tabagista e se consome grande quantidade de álcool, pois ambos os fatores influenciam diretamente na cicatrização.
Escolha do procedimento
A lista de cirurgias plásticas é longa. Portanto, o paciente deve pesquisar com calma, tirar todas as dúvidas com o cirurgião plástico e escolher aquela que se adequa às suas reais necessidades.
Mudanças de hábitos
Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados no período pré-operatório. Isso porque a falta de alguns nutrientes, bem como a anemia, pode dificultar o processo de cicatrização e, ainda, retardar a recuperação.
O ideal é reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcares e aumentar o consumo de:
- carnes magras;
- pão e cereais integrais;
- legumes e verduras;
- frutas;
- leite e
- alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, aves e peixe.
Quem é fumante, deve abandonar o cigarro pelo menos quatro semanas antes do procedimento, pois ele interfere na circulação sanguínea.
Hidratação
A hidratação também é essencial, através da ingestão de líquidos. Além disso, o uso de hidratantes também ajuda a deixar a pele mais elástica, reduzindo as chances de surgirem estrias.
Leia também::: Mitos e verdades sobre silicone e amamentação
Se prepare para sua cirurgia
Mas após esses exemplos descritos para explicar a importância dos cuidados pré-operatórios, cabe ressaltar que o mais importante para o sucesso do resultado em qualquer ato médico é uma excelente e transparente relação médico-paciente. Nunca deixe de esclarecer todas as suas dúvidas com seu médico e cirurgião plástico.
Dessa forma você estará ainda melhor preparado para sua cirurgia plástica e alcançará o resultado que tanto deseja! Espero que tenha gostado do artigo e me siga também em minhas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!